quarta-feira, 23 de outubro de 2013

1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo


Ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo em Porto Alegre. Com o objetivo de promover o debate, disseminar conhecimento e estimular a adoção da prática de Turismo Criativo, o evento contou com relevantes especialistas nacionais e internacionais.

O evento, que foi gratuito, teve grande participação de estudantes, professores e pesquisadores, de todas as partes do Brasil. Inclusive participantes de outros países, como Argentina, Tailândia e Uruguai.

Com a programação focada no incentivo e na promoção do Turismo Criativo, muitos palestrantes (em breve aqui no blog mais observações sobre as palestras) exaltaram a importância do debate sobre a cultura e identidade dos destinos brasileiros e, também, sobre as políticas públicas e ações empreendedoras da área turística.

Ao final do evento, uma carta pública de Porto Alegre foi lida, expondo princípios básicos do Turismo Criativo e algumas recomendações para planejamentos futuros.

Grandes e interessantes reflexões podem ser retiradas deste evento pioneiro e organizado pela Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Como pesquisadora da área há mais de cinco anos, reconheço a importância de discutir o tema da criatividade no Turismo, bem como pesquisar maneiras de encantar este turista do século XXI, que já não possui o mesmo perfil de antigamente.

Estamos falando agora de um turista interativo, conectado e que busca experiência que transforme sua vida.

Como mesmo disse o palestrante Greg Richards, Professor e um dos criadores deste conceito de Turismo Criativo: “Essencialmente o Turismo Criativo é um Turismo de experiência. Porém esta experiência necessita ser criativa”. O que difere é o tipo e como será esta experiência.

Isto está relacionado com o conceito elaborado por mim no ano de 2012 e utilizado desde então em consultorias na área de Comunicação e Turismo: Experiências Comunicacionais Turísticas.  O Turista como protagonista do processo comunicativo turístico.
(inclusive apresentei esta proposta no dia 16 de outubro no Grupo de Trabalho "Estudos em Cultura e Identidade" do V SIPECOM, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, em Santa Maria).

Estou feliz em perceber que Porto Alegre está construindo um caminho inovador no Brasil (e no mundo) e que se destaca com ações efetivas deste tipo. Tenho certeza que muitas inquietações/atitudes sairão deste evento sobre o Turismo Criativo. Este foi só o início de algo bastante promissor.

Inovar é preciso. Sempre. E principalmente neste setor que necessita de novas ideias/ações para se reciclar e se adequar às realidades tão distintas. Busca-se novos olhares do turista.

Olhar diferente, para pensar (e concretizar) diferente. Esta é uma das minhas filosofias de vida e um dos objetivos deste blog (que está claro até no nome!).

Para ler mais sobre o tema:
http://www.portoalegrecriativa.info

http://www.turismocriativobrasil.com.br

Por favor, se for utilizar algo deste post (imagens e texto), cite a fonte (Ana Isaia Barretto). Obrigada!


Abaixo algumas fotos da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo:

Programação do evento
Caroline Couret, criadora e diretora do Creative Tourism Network. Relatou a experiência do www.barcelonacreativa.info

Sylvie Canal falando sobre o portal www.creativeparis.info

O Secretario de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes apresentando a proposta da cidade neste segmento
Greg Richards em sua apresentação sobre o conceito de Turismo Criativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário