Ocorreu nos dias 22 e 23 de
outubro de 2013, a 1ª Conferência
Brasileira de Turismo Criativo em Porto Alegre. Com o objetivo de promover
o debate, disseminar conhecimento e estimular a adoção da prática de Turismo
Criativo, o evento contou com relevantes especialistas nacionais e
internacionais.
O evento, que foi gratuito, teve
grande participação de estudantes, professores e pesquisadores, de todas as
partes do Brasil. Inclusive participantes de outros países, como Argentina,
Tailândia e Uruguai.
Com a programação focada no
incentivo e na promoção do Turismo Criativo, muitos palestrantes (em breve aqui
no blog mais observações sobre as palestras) exaltaram a importância do debate
sobre a cultura e ident idade dos destinos brasileiros e, também, sobre as
políticas públicas e ações empreendedoras da área turística.
Ao final do evento, uma carta
pública de Porto Alegre foi lida, expondo princípios básicos do Turismo
Criativo e algumas recomendações para planejamentos futuros.
Grandes e interessantes reflexões
podem ser retiradas deste evento pioneiro e organizado pela Prefeitura de Porto
Alegre por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Como pesquisadora da área há mais
de cinco anos, reconheço a importância de discutir o tema da criatividade no
Turismo, bem como pesquisar maneiras de encantar este turista do século XXI,
que já não possui o mesmo perfil de antigamente.
Estamos falando agora de um turista interativo, conectado e que busca
experiência que transforme sua vida.
Como mesmo disse o palestrante
Greg Richards, Professor e um dos criadores deste conceito de Turismo Criativo:
“Essencialmente o Turismo Criativo é um Turismo de experiência. Porém esta
experiência necessita ser criativa”. O que difere é o tipo e como será esta experiência.
Isto está relacionado com o conceito elaborado
por mim no ano de 2012 e utilizado desde então em consultorias na área de
Comunicação e Turismo: Experiências Comunicacionais Turísticas. O Turista como protagonista do processo comunicativo turístico.
(inclusive apresentei esta
proposta no dia 16 de outubro no Grupo de Trabalho "Estudos em Cultura e Identidade" do V
SIPECOM, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, em Santa
Maria).
Estou feliz em perceber que Porto
Alegre está construindo um caminho inovador no Brasil (e no mundo) e que se
destaca com ações efetivas deste tipo. Tenho certeza que muitas inquietações/atitudes
sairão deste evento sobre o Turismo Criativo. Este foi só o início de algo
bastante promissor.
Inovar é preciso. Sempre. E
principalmente neste setor que necessita de novas ideias/ações para se reciclar
e se adequar às realidades tão distintas. Busca-se novos olhares do turista.
Olhar diferente, para pensar (e
concretizar) diferente. Esta é uma das minhas filosofias de vida e um
dos objetivos deste blog (que está claro até no nome!).
Para ler mais sobre o tema:
http://www.portoalegrecriativa.info
http://www.turismocriativobrasil.com.br
Por favor, se for utilizar algo
deste post (imagens e texto), cite a fonte (Ana Isaia Barretto). Obrigada!
Abaixo algumas fotos da 1ª
Conferência Brasileira de Turismo Criativo:
Programação do evento |
Caroline Couret, criadora e diretora do Creative Tourism Network. Relatou a experiência do www.barcelonacreativa.info |
Sylvie Canal falando sobre o portal www.creativeparis.info |
O Secretario de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes apresentando a proposta da cidade neste segmento |
Greg Richards em sua apresentação sobre o conceito de Turismo Criativo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário