segunda-feira, 24 de agosto de 2009

V Fórum de Internet Corporativa


Hoje participei do V Fórum de Internet Corporativa, promovido pela Associação Gaúcha das Agências Digitais. Alunos do pós-graduação da PUCRS (viva o Mestrado!) ganharam a inscrição (era um pouco caro para ser somente um dia) e tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre negócios na sociedade digital.


Realmente foi muito interessante ouvir o grande keynote speaker Pierre Lévy (que finalmente conheci pessoalmente), o Charles Bezerra (e sua maravilhosa apresentação sobre convergência digital e inovação), o Edmar Bulla (onde conhecemos um pouco mais sobre a Nokia e sua forma de enxergar o mercado atual), o Paulo Castro (do portal Terra, que trouxe dados bem recentes sobre a Internet no Brasil) e o jornalista Caio Túlio.


Muito bom ouvir pessoas inteligentes falarem sobre um assunto que me interessa muito. Tive algumas reflexões a partir dos dados que foram apresentados.

Seguem abaixo algumas informações interessantes ditas hoje:

- Devemos enxergar as tecnologias como formas de difusão de informações e como possibilidades;

- Acontece uma evolução das relações humanas através da Internet;

- Atualmente vivemos em alta velocidade para inventarmos novas funções para as mídias;

-Chales Bezerra disse: Somos filhos da Complexidade (olha, o Morin aí gente!). Os 3 mecanismos que geram a Complexidade são: a mutação; a conexão e a competição. ----- Isso vale a pena parar pra pensar e analisar com calma...

- A grande diferença entre o simples e complexo está no grau da descrição (verdade!);

- Brasil: temos mais usuários de Internet (em 2008: 62,300) do que o número total de população de alguns países (como Argentina e Alemanha);

- Em 2008, no Brasil, mais de 53% dos usuários eram provenientes das classes CDE;

- 48% dos usuários na América Latina acessam a Internet todos os dias (uau!);

- E pra finalizar: 80% dos usuários brasileiros, participa de redes sociais (uau²!).


Fiquei bem satisfeita com a minha segunda-feira, 24 de agosto, que teve ainda orientação da monografia do pós-graduação.


Foto: Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul.



Um comentário: